Aviso

LEVE MAIS SAÚDE DA HORTA À MESA SEM SAIR DE CASA:

Publicado em: 27/08/2021

horta saudável

Cultivar seus temperos e hortaliças em casa, além de fazer muito bem à saúde – pois eles ficam livres de pesticidas –, é muito bom para a saúde do seu bolso. Com um passo a passo simples, você pode levar mais saúde da sua própria horta para sua mesa. Veja só como é simples!

DEFINA O LOCAL CERTO PARA SUA HORTINHA

O primeiro passo para montar uma mini-horta é escolher o local adequado. A princípio, boas opções são a cozinha e a varanda. Assegure-se de que o ambiente é acessível, que tem água disponível e uma boa incidência de luz solar direta e calor – pelo menos quatro horas por dia. A recomendação é que a horta seja voltada para o norte, a fim de aproveitar melhor o sol.

ESCOLHA OS TEMPEROS

Se o espaço que você tem é bem pequeno priorize as variedades de pequeno porte, como a verdura agrião e temperos como manjericão, hortelã, manjerona, alecrim, orégano, sálvia, salsa, cebolinha, louro, pimentas e tomilho. Se o espaço for um pouco maior, que tal comer sua própria alface, além de beterraba, pepino, abobrinha e espinafre?

ADQUIRA OS RECIPIENTES E OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O PLANTIO

Seus vasos ou canteiros devem ser adequados ao espaço que você tem. Caso seu espaço seja pequeno, escolha vasos de tamanhos pequeno ou médio para poder cultivar mais variedades. Veja se os vasos têm furos no fundo para escoarem a água. Os temperos, em geral, não gostam de ficar encharcados. Adquira suas mudas ou sementes em uma loja especializada. Misture terra com algum composto orgânico, cobrindo e reservando essa mistura. Nos vasos ou canteiros, cave um pouco a terra e plante as mudas ou sementes. Aí é só cobrir com a terra adubada que você preparou anteriormente!

REGUE, FIQUE ATENTO ÀS PRAGAS E COLHA TUDO FRESCO DA SUA MINI-HORTA

Para colher bem é preciso cuidar bem. Informe-se na loja em que adquiriu as mudas ou sementes sobre os períodos de regas e a quantidade de água que deve colocar. O excesso de água prejudica o sistema imunológico das plantas e favorece o aparecimento de fungos e pragas. Evite molhar durante o período em que sol estiver mais quente. Adquira um protetor orgânico feito de ervas – que funcionará como um repelente natural – para aplicar semanalmente.

Viu só como é fácil? Agora é só colher direto da horta e deixar suas refeições mais saborosas e saudáveis. Ah! E mais econômicas também!