Aviso

Sistema de Informações de Créditos (SCR)

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BC). Esse sistema facilita a tomada da decisão de crédito, diminuindo os riscos de concessão e ajuda na atuação responsável das instituições financeiras.

SCR – Entenda

Clique aqui!

SCR – Perguntas e Respostas

Clique aqui!

Finalidade e uso das informações do sistema mais

I – prover informações ao Banco Central do Brasil, para fins de monitoramento do crédito no sistema financeiro e para o exercício de suas atividades de fiscalização; e

II – propiciar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras, conforme definido no § 1º do art. 1º da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, sobre o montante de responsabilidades de clientes em operações de crédito.

Formas de consulta às informações do sistema mais

A consulta pela instituição financeira está condicionada à obtenção de autorização prévia do cliente e as informações são apresentadas de maneira consolidada.

E o cliente pode ter acesso às informações detalhadas, a qualquer tempo, por meio do Registrato – Extrato do Registro de Informações disponibilizado pelo Banco Central do Brasil ou por meio do envio de documentos pelo Protocolo Digital ou por correspondência. Em caso de divergência dos dados ele poderá pedir sua correção, exclusão ou registro de manifestação de discordância, bem como cadastramento de medidas judiciais, mediante solicitação por escrito à instituição que efetivou o registro dos dados no SCR.

Quais dados são registrados no SCR? mais

Os dados sobre dívidas do cliente, em dia ou em atraso, inclusive baixadas com prejuízo, que totalizem um valor igual ou superior a R$ 200,00 (duzentos reais). Nos casos em que haja esse registro, também podem ser informados ao SCR os valores a se tornarem dívidas (créditos a liberar) e os limites de crédito. É de responsabilidade exclusiva da instituição onde o cliente contratou a operação de crédito a inserção de informações que dizem respeito à ele.